quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

DEAD END - o espelho que reflete a J-Music de hoje

" O DEAD END foi uma banda que apareceu antes do fenômeno visual kei se tornar nítido e inserido na música. Influenciaram e foram espelho para várias bandas como o próprio LUNA SEA e o Larc'en Ciel. As composições eram uma mistura entre o Hard-Rock e Heavy metal mas, com o passar do tempo, a banda adotou um estilo mais Pop-Rock. Com 'MORRIE' nos vocais e o talentoso guitarrista 'You', suas músicas eram melódicas e possuíam muitos trabalhados solos de guitarra.

A banda se vestia de acordo com a moda das bandas de hard rock e heavy metal dos anos 80, com cabelos longos e maquiagem ( com exceção era MORRIE que tinha um estilo muito mais sombrio e agressivo que acabou influenciando bastante o visual kei). Mais tarde na carreira, eles deixaram para trás esse visual e adotaram roupas menos chamativas.

Seu produtor era Hajime Okano, que também produziu vários álbuns famosos de artistas como o La'cryma Christi, L'Arc~en~Ciel, Janne Da Arc e MUCC.

O DEAD END começou em Osaka e Nagoya, a banda foi formada em 1984 pelo vocalista MORRIE e pelo baixista CRAZY COOL JOE, a formação foi completada pelo guitarrista TAKAHIRO e pelo baterista TANO. A banda era conhecida na região de Osaka mas foi apenas quando o guitarrista You entrou na banda que as coisas realmente começaram a acontecer para a banda, conhecido na época como "o melhor guitarrista de Kansai" ele trouxe novos horizontes para o som da banda.

O primeiro lançamento oficial da banda aconteceu em 1986, o álbum independente DEAD LINE teve tiragem de 30.000 cópias, a capa do álbum era uma clara homenagem ao mascote do Iron Maiden, Eddie. O álbum acabou vendendo 10.000 cópias, um recorde na época para uma banda independente, o que acabou rendendo um contrato com a gravadora BMG Victor. Antes da banda virar major, TAKAHIRO decide sair e a banda volta a ser um quarteto.
No ano seguinte, Minato substituiu TANO na bateria e em 8 de Setembro a banda lança seu primeiro álbum major, GHOST OF ROMANCE, que chegou ao décimo quarto lugar no ranking da Oricon.

A banda continuou gravando e fazendo shows, em 21 de Maio de 1988 eles lançam o álbum shambara que se tornou um dos álbuns mais famosos da banda, seguido pelo single Blue Vices em Setembro. No mesmo mês eles lançaram Psychoscape, um vídeo ao vivo da turnê da banda no Shibuya Kokaido. Em 1989 eles lançam seu último álbum de estúdio, ZERO, que foi gravado em Londres. Graças a barreira da língua a banda sofreu muitos problemas na gravação do álbum. Durante sua estada na Inglaterra eles recebem a visita de YOSHIKI (X JAPAN), que estava gravando um clipe em Paris.

Depois de mais uma turnê, o DEAD END decide encerrar suas atividades. O último show da banda aconteceu em 21 de Janeiro de 1990 no Nakano Sun Plaza em Tóquio. Apesar do fim da banda ter sido anunciado, a banda ainda chega a lançar o single Good Morning Satellite e o álbum duplo ao vivo DEAD END, que mais tarde foi relançado em 2 discos e com o nome de DEAD END LIVE ACT-1 e LIVE ACT-2.

A gravadora da banda, BMG Victor relançou diversos DVDs e CDs do DEAD END ao longo do tempo. Entre eles estava a compilação INFINITY em 2005, que consistia em 16 faixas e um DVD. O encarte continha textos de artistas influenciados pelo DEAD END, entre eles: Kiyoharu (Kuroyume e SADS), SUGIZO (LUNA SEA), Yuana (Kagerou) e HIRO (La'cryma Christi).

Depois do fim da banda, todos os membros continuaram suas carreiras, alguns com mais sucesso que os outros. O carismático vocalista MORRIE começou uma carreira solo e lançou três álbuns. Entretanto em 1995 ele pareceu se aposentar e só voltou em 2004 após participar como convidado do álbum solo Poetry do cantor Kiyoharu. Em 2006 ele criou um novo projeto chamado Creature Creature. O guitarrista You criou a banda GOAT CORE, trabalhou com o vocalista Ryuichi Kawamura e lançou um disco solo em 2005 chamado You's Alien. CRAZY COOL JOE tocou como membro suporte de várias bandas e artistas, entre elas o machine e a cantora Nanase Aikawa. O baterista Minato se tornou um requisitado músico de estúdio trabalhando com vários artistas de sucesso como GLAY, SMAP, FAKE? e CHAGE and ASKA. "

texto retirado da biografia feita pelo JAME sobre a banda

Segue 03 vídeos abaixo da banda;







Comentário pessoal:

O Vocalista Morrie é um dos melhores do japão que já vi tecnicamente falando. Afinação impecável, estilo na voz e potência absurda. É senão, o artista mais bem preparado que conheço. Gosto muito e conheço-o há muito tempo pois um amigo me apresentou a banda, e vou ser sincero: quando ouvi achei que fosse o Hyde
( Larc'en Ciel) depois da má fase! A voz era idêntica mas a afinação e o estilo eram impecáveis, como se fosse o Hyde ( Larc'en Ciel) 2.0.
Muitos vão falar: " - Poxa, criticando o Hyde? ". Não! Adoro o trabalho dele , tanto os cd's solo, os do VAMPS, quanto o Larc'en Ciel e o Punk'en Ciel. Mas é fato e óbvio que Morrie fez o Hyde ser o que é hoje e se o Hyde se influenciou tanto em seu ídolo, algo de melhor este deveria ter.

Morrie atualmente tem seu projeto com o Creature Creature, que possui vários artistas renomados trabalhando com ele como Tetsu ( Larc'en Ciel) nas composições e participações especiais. É um projeto itinerante. Digamos que é meio que um JAM Project do J-Pop.Rock, como a S.K.I.N é para o visual kei, mas é mais antigo. Acredito que o o fato de Tetsu tocar com Morrie, deva ter sido uma grande inspiração para ele e por isso aceitou esse projeto audaz.

Esse é meu parecer e levo a vocês ao conhecimento de uma banda pouco conhecida mas de um peso enorme para quem gosta de Gazzeto ou qualquer que seja... começou com eles!

Aqui é o Genko se despedindo, câmbio... e desligo,